Novo ano, novo visual

Entramos em 2008 com um novo visual. Desde os tempos do velhinho visual (mas num site bilingue!) criado originalmente pelo Luis P. Santana Rodrigues (aka Lord Black Goblin), que regista os primeiros anos da Simetria, ainda com páginas estáticas, passando já por uma ferramenta de gestão de conteúdo entre 2003 e 2006 (com design da Visualmágico), chegou a vez da Simetria assumir a nova geração de ferramentas orientadas à Web 2.0, com capacidade de interligação com tudo e mais alguma coisa, comentários, feeds para as diversas áreas, pesquisa avançada… e tudo o mais que a mente desejar.

Sendo ainda o primeiro portal de “ficção científica e fantástico” listado na pesquisa do Google em português, é missão da Simetria continuar a informar e divulgar o seu público daquilo que se faz em ciência, fantástico, e ficção científica na língua de Camões, com uma ferramenta capaz de facilitar essa divulgação e que entusiasme o público que continua a procurar nestas páginas por essa informação.

Queremos continuar a acreditar que o papel da Simetria enquanto divulgadora desta temática não se esgotou.

Porque o nosso histórico é importante, os links antigos (desde 2003) para estas páginas continuarão a funcionar — e a serem reencaminhadas para os artigos correctos. Não queremos “links quebrados”, quando se trata de procurar referências em contos publicados ou outro tipo de informação que tenha aqui sido colocada. É certo que nenhuma transição será completamente pacífica, e ainda faltam uns pormenores a mudar (por exemplo, os nomes dos autores dos contos na WebFiction ainda não aparecem). O visual pode não vir a manter-se o mesmo — os gostos mudam, mas iremos manter o conteúdo enquanto “mexemos” no visual também.

E em breve teremos mais algumas “maravilhas tecnológicas” aqui disponíveis. Alguns dos melhores portais de FC&F em Portugal infelizmente não fazem feeds de RSS para nos manter informados; vamos tentar agregá-los aqui também. Embora a discussão online em língua portuguesa se faça fundamentalmente em mailing lists, também iremos lançar em breve os nossos próprios forums de discussão. E, finalmente, iremos igualmente ter uma presença no ambiente virtual do Second Life onde iremos periodicamente organizar as nossas tertúlias. Em breve daremos mais notícias!

%d bloggers like this: