«Mensageiros III», em Novembro

MdE_capa1

Está já anunciado no sítio na Internet da iniciativa: a terceira edição do colóquio internacional de ficção científica e fantasia «Mensageiros das Estrelas» vai mesmo realizar-se, e, tal como as duas anteriores, em Novembro, mais concretamente nos dias 19, 20 e 21; e, como habitualmente, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, numa organização do Centro de Estudos Anglísticos daquela universidade. Outra data importante é 27 de Junho, prazo limite para o envio e entrega de resumos de comunicações (com um máximo de 250 palavras, e ainda um breve Curriculum Vitae com um máximo de 100). Todas as informações podem ser obtidas aqui.

Porquê a continuação da iniciativa? Porque, segundo os organizadores, «as primeiras duas edições do Colóquio Mensageiros das Estrelas (Episódio I e II), realizados em 2010 e 2012, obtiveram um sucesso assinalável que nos leva a anunciar o III Colóquio dedicado a este tema. As mais variadas contribuições de participantes nacionais e estrangeiros, criativos e académicos, revelaram-se de grande interesse e qualidade o que justifica que se continue a desenvolver este vector temático. Trata-se de um universo abrangente com tradição e reconhecimento internacionais nas mais diversas áreas da modernidade. A produção e divulgação de obras de Ficção Científica e Fantasia, tanto a nível nacional como internacional, têm agremiado públicos vastos e diversos e fomentado o debate sobre múltiplas questões teóricas e ideativas subjacentes a estas formas de arte. A miríade de obras surgidas nos diversos formatos suscita problemáticas distintas de índole teórica, estética, ética, ideológica e social e asseguram a riqueza do próximo fórum. (…) Os tópicos incluem, mas não se limitam a: Fantasia e Ficção Científica no ecrã (cinema, televisão, web); Fantasia e narrativa infantil; Imaginação e Fantasia; Inteligência Artificial.»

Pela minha parte, e à semelhança de 2010 e de 2012, já fui convidado a participar enquanto orador. E espero ter a oportunidade de novamente divulgar (e talvez reflectir sobre) o projecto que foi a antologia de contos «Mensageiros das Estrelas», que eu concebi, co-organizei e em que participei com outros 17 autores, editada há dois anos e apresentada pela primeira vez na FLUL durante a segunda edição do colóquio.

%d bloggers like this: