«Mensageiros…» chegam no dia 30

Vai ser apresentada no próximo dia 30 de Novembro, às 17 horas, no anfiteatro 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a antologia de contos de ficção científica e fantástico «Mensageiros das Estrelas». A apresentação está integrada no programa do colóquio internacional com o mesmo título, cuja «Edição II» decorre entre 27 e 30 de Novembro. No mesmo programa está também indicada a mesa-redonda em que, como já havia anunciado, vou participar, subordinada ao tema «Lisboa pela Máquina do Tempo», e que conta ainda com as presenças de David Soares, João Barreiros, Luís Filipe Silva e Patrícia Reis. É no dia 28 de Novembro, às 17.30, também no anfiteatro 3.

Foi precisamente, e principalmente, como forma de retribuir a cortesia de ter sido convidado para as duas edições do colóquio (em 2010 e agora em 2012) que propus ao Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa a realização desta antologia, cuja edição está a cargo da Fronteira do Caos, que publicou igualmente o meu livro «Um Novo Portugal – Ideias de, e para, um País». Na organização colaboraram comigo Adelaide Meira Serras e Duarte Patarra, do CEAUL. Quanto a autores, e além de mim, convidei a contribuir com contos Ana Cristina Luz, António de Macedo, António Pedro Saraiva, Cristina Flora, Isabel Cristina Pires, João Afonso Machado, João Seixas, José António Barreiros, Luísa Marques da Silva, Luís Filipe Silva, Maria de Menezes, Miguel Garcia, Nuno Fonseca, Ozias Filho, Pedro Manuel Calvete, Sacha Andrade Ramos e Sérgio Franclim. A capa e a paginação são de Pedro Piedade Marques, que já fora o responsável pela imagem de «Um Novo Portugal» e de «Poemas» de Alfred Tennyson.

«Mensageiros das Estrelas – Antologia de Contos de Ficção Científica e Fantástico» inclui, como um dos capítulos (o terceiro), «A República Nunca Existiu! – Parte 2», projecto que desde 2008, aquando da publicação da «Parte 1», vinha tentando concretizar enquanto livro autónomo. Isto é, todos os (novos) contos escritos, a meu pedido, no âmbito da minha «história alternativa de Portugal» estão contidos nesta nova obra.

%d bloggers like this: