Lançado como uma experiência tecnológica para o browser Chrome (embora deva funcionar em qualquer browser que suporte WebGL), a Google tem a funcionar um projecto, chamado 100,000 Stars, que mapeia de forma interactiva a localização real de mais de cem mil estrelas na Via Láctea.
O mapa também inclui informação sobre cada estrela e é muito útil para visualizar imediatamente as distâncias entre as estrelas e ter uma noção do tamanho da galáxia em que vivemos.
No caso do sistema solar, também são representados os planetas e as suas órbitas, assim como a Nuvem de Oort. Cada elemento identificado no mapa tem igualmente um pequeno texto explicativo do mesmo, obtido geralmente da Wikipedia. Há diversos modos de visualização da informação, com cores/gráficos diferentes, e o modo de navegação é semelhante ao do Google Earth. As imagens provêm de fontes da NASA e ESA.
Infelizmente só um dos meus computadores tem uma placa gráfica suficientemente poderosa para abrir esta aplicação, e, mesmo assim, a navegação pelas estrelas é difícil e errática; não deu para ver se, por exemplo, estão incluídos os planetas extrassolares nos respectivos sistemas (mas penso que não).
Para quem não tenha possibilidade de abrir a aplicação, poderá pelo menos ver um filme ilustrativo das capacidades desta ferramenta:
Fonte: Visão online
Actualização: Uma década após esta aplicação «experimental» ter sido desenvolvida pela Google, esta encontra-se agora noutro URL, pelo que este artigo foi actualizado em Março de 2023.