(Foto: Júlia Pinheiro.)
Poderá igualmente gostar de
que relações há com o padrão do código de barras?
APRÉS NOUS, LA DÉSOLATION. Um minúsculo artigo sobre o mundo sem a nossa presença, com imagens que inspiram múltiplas ficções. É interessante notar que, ao equacionarmos a ausência de seres humanos sobre a Terra, estamos sempre a considerar qu…
Ranger Não é o Walker do Texas… Em 1964, o número 8 desta série de sondas lunares despenhou-se como previsto na superfície do nosso satélite natural, depois de enviar para a Terra mais de sete milhares de imagens – estudava-se a paisagem lunar, na prep…
Orson Scott Card comemora hoje o seu 63º aniversário. Ender’s Game, de 1985, será sem dúvida o seu romance mais conhecido – a história do jovem Andrew “Ender” Wiggin e da sua educação violenta para se tornar num estratega capaz de derrotar os invasores extra-terrestres tornou-se num fenómeno duradouro e num dos textos mais populares da ficção científica literária. Com Ender e com a sua primeira sequela, Speaker for the Dead (1986), Card tornou-se no primeiro (e até agora único) autor a vencer os prémios Hugo e Nébula na categoria de “Melhor Romance” em dois anos consecutivos. No universo ficcional de Ender já foram publicados 15 romances, estando mais alguns previstos; na bibliografia de Card merece ainda destaque a série Tales of Alvin Maker, iniciada em 1987 com o romance The Seventh Son. Para assinalar a efeméride, fica aqui a referência para o pequeno texto biográfico publicado no ano passado.