Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu noturno de maio de 2022
Mercúrio será visível ao anoitecer até dia 16 na constelação de Touro.Encontra-se visível na direção Sudoeste. A sua magnitude no inicio do mês varia de 0,4 a 3,4. Consulte aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio” e sobre a “Visibilidade de Mercúrio em 2022”.
Vénus será visível ao amanhecer na constelação de Peixes, movendo-se depois para a constelação de Carneiro. Encontra-se visível na direção Sudeste. A sua magnitude no inicio do mês varia de -3,8 a -4,0.
Marte será visível ao amanhecer na constelação de Aquário, movendo-se depois para a constelação de Peixes. Encontra-se visível na direção Sudeste. A sua magnitude no inicio do mês varia de 0,7 a 0,9.
Júpiter será visível ao amanhecer na constelação de Peixes. Encontra-se na direção Sudeste. A sua magnitude ao longo do mês varia de -2,2 a -2,1.
Saturno será visível ao amanhecer na constelação de Capricórnio. Encontra-se na direção Sudeste. No dia 22 Saturno estará a 4°N da Lua pelas 5 h. A sua magnitude ao longo do mês varia de 0,8 a 0,9.
Céu visível às 21:30 horas do dia 1 de maio em Lisboa mostrando o planeta Mercúrio e as estrelas mais brilhantes: Sírio, Rígel, Betelgeuse, Prócion, Arcturo e Capela.
Céu visível às 05:30 horas do dia 15 de maio em Lisboa mostrando os planetas Júpiter, Vénus, Marte e Saturno.
Tabelas do nascimento, passagem meridiana e ocaso dos planetas
Úrano estará visível na constelação de Carneiro e Neptuno estará visível na constelação de Peixes, onde permanecerá durante todo o resto do ano. Os planetas Úrano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada.
Para obter mais informação sobre a “Visibilidade dos Planetas” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2022/ Visibilidade dos Planetas em 2022 e consulte também a tabela Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos planetas (Lisboa).
A chuva de meteoros das η Aquáridas em maio
A Terra cruza a órbita do cometa 1P/Halley e são os restos deste cometa (que teve a sua mais recente passagem em 1986) os responsáveis pela chuva de meteoros das η Aquáridas. A sua atividade decorre entre 19 de abril e 28 de maio. As η Aquáridas têm uma THZ (Taxa Horária Zenital) estimada de 50 meteoros por hora. O pico desta chuva de meteoros ocorre no dia 6 de maio. O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Aquário (o radiante). A constelação do Aquário só começa a nascer por volta das 3 horas da manhã a sudeste. Assim sendo, só a partir desta altura é que é possível a observação das η Aquáridas.
Céu visível a SE pelas 4 horas do dia 6 de maio em Lisboa mostrando o radiante das η Aquáridas e Saturno.
Tabela com a informação sobre as chuvas de meteoros das η AquáridasEclipse total da Lua(16/05/2022)
Em maio, vai ocorrer um Eclipse total da Lua, em que na madrugada de segunda-feira dia 16, a lua começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52.
A lua em Lisboa nasce às 20h11 de dia 15 e põe-se às 06h28 de dia 16, o que quer dizer que, se as condições climáticas assim o permitirem, será possível acompanhar o eclipse até 28 minutos antes de sair completamente da sua totalidade.
No arquipélago da Madeira e dos Açores será possível ver a Lua a sair da sombra na sua totalidade.
A lua em Funchal nasce às 20h31 de dia 15 e põe-se às 07h14 de dia 16 de maio de 2022.
A lua em Ponta Delgada nasce às 20h19 de dia 15 e põe-se às 06h39 de dia 16 de maio de 2022.
Fases da Lua em maio
Como é bem conhecido, as fases da lua são determinadas pelas posições relativas do sistema sol-lua-terra. À medida que a lua se move à volta da Terra, ambos os astros progridem à volta do sol, ocorrendo todos os meses Lua Cheia quando há um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. A Lua Nova ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol–Lua–Terra e nas posições intermédias ocorrem o Quarto Crescente e Quarto Minguante. O período que a lua demora para passar pela mesma fase é de 29,5 dias, conhecido como mês sinódico (ou uma lunação).
Para obter mais informação sobre as “Fases da Lua” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2022/ Fases da Lua e consulte também a tabela Nascimento, e Ocaso da Lua (Lisboa).
A órbita lunar em maio
A órbita da lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. A lua demora 27,3 dias a completar a translação (um mês lunar). A órbita elíptica faz com que a lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra. O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. A distância média Terra-Lua é <dTL>= 384.400 km. A tabela abaixo indica os instantes do apogeu e perigeu lunar com a distância da Terra à Lua em unidades de RT (Raio Terrestre).
Tabela com a informação sobre o Apogeu e Perigeu lunar
Para obter mais informação sobre o “Apogeu e Perigeu lunar” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2022/ Apogeu/Perigeu lunar e consulte também a tabela Apogeu/Perigeu lunares e distâncias Terra-Lua.
1473 Parece muito tempo. São 545 anos – e no entanto, se contarmos 30 anos por geração, como é hábito, são menos de 20 vidas que nos separam desses tempos. A 19 de Fevereiro desse ano nascia Nicolau Copérnico, que alguns anos depois escreveu um livro o…
What people want, mainly, is to be told by some plausible authority that what they are already doing is right. I don’t know know of a quicker way to become unpopular than to disagree.John Brunner, The Jagged Orbit (1969)
Terminados os passatempos para os livros Ampulheta e Pecados Escondidos, é altura de anunciar os vencedores. Para o passatempo Ampulheta, o total de participações foi de 123. E os vencedores são:31. Lídia Dias (Moimenta da Beira);46. Paulo Saraiv…
Depois de A Ilha dos Encantos, uma narrativa sobre os contrastes do amor e o poder da amizade na paradisíaca ilha de Corfu, Mary Nickson convida os leitores para uma viagem até à Escócia. É aí, entre lagos e vales verdejantes e castelos encanta…