No panorama actual da ficção científica norte-americana, a voz de John Scalzi é uma das mais constantes e persistentes - seja através da sua prolífica e relevante actividade como escritor, seja através da sua presença regular no fandom. O seu primeiro romance publicado foi Old Man's War, uma história de ficção científica militar que imagina um futuro no qual idosos são recrutados para as forças de defesa das colónias da Humanidade no espaço. Publicado originalmente de forma serializada na sua página web pessoal em 2002, Old Man's War acabou por chamar a atenção da Tor Books, que editou a obra em formato hardcover em 2005 (tendo sido finalista do Hugo Award na categoria de romance no ano seguinte) - e abriu as portas a um universo ficcional mais vasto, continuado em Ghost Brigades (2006), The Last Colony (2007), Zoe's Tale (2008) e The Human Division (2013), este último publicado de forma serializada em e-books pela própria editora, mais tarde reunidos em paperback e hardcover.
Na sua bibliografia incluem-se ainda, para além de várias peças de ficção curta, títulos como
Agent to the Stars (2005),
The Android's Dream (2006) e
Redshirts (2012); com este último viria a vencer o Hugo Award na categoria de "Best Novel" em 2013. Foi o segundo Hugo da sua carreira; o primeiro, atribuído em 2008, distinguiu a sua intensa actividade de
fan writer, sobretudo pelos artigos publicados no blogue
Whatever, que mantém com regularidade desde os primórdios da blogosfera em 1998. Scalzi venceu ainda o John W. Campbell Award for Best New Writer em 2005.
John Scalzi nasceu em Fairfield, no estado da Califórnia, e celebra hoje o seu 45º aniversário.