Outros universos e universidades

Para além da segunda edição do colóquio «Mensageiros das Estrelas», organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a que já fizemos uma primeira referência, outras duas iniciativas de âmbito universitário sobre FC & F surgiram no horizonte próximo deste ano de 2012.

Uma é o colóquio «Ficção e Cibercultura», que vai decorrer nos dias 1 e 2 de Março no Auditório 1 da Torre B da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A organização é do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da mesma universidade, e constitui uma das actividades de divulgação do projecto «A Ficção e as Raízes da Cibercultura», dirigido por Jorge Martins Rosa, docente do Departamento de Ciências da Comunicação. Títulos das sessões: «Em busca das origens»; «Entre o cânone e os géneros»; «A ficção em imagens»; «If this goes on… ficção científica e sociedade»; «Espaços da ficção»; «Entre passado e futuro – o imaginário tecnológico».

Outra é (traduzindo do inglês) «Drácula e o Gótico na Literatura, Cultura Popular e as Artes – Um Colóquio Interdisciplinar no Centenário da Morte de Bram Stoker», que vai decorrer nos dias 29 e 30 de Junho no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, em Braga, numa organização do Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da UM. A chamada de comunicações («call for papers») decorre até 15 de Abril.

%d bloggers like this: