Metano na atmosfera de Marte!

rover.jpgA detecção de metano na atmosfera de Marte, já anunciada nos meios científicos há algum tempo, foi agora confirmada por observações realizadas por um dos instrumentos a bordo da sonda europeia Mars Express, em órbita do planeta vermelho desde o início do ano. Embora as quantidades observadas sejam ínfimas, a presença deste gás abre perspectivas aliciantes, já que nas actuais condições marcianas o metano não é estável. As fontes admitidas como possíveis são duas: vulcanismo, ou vida microbiana.
Embora se saiba que existem em Marte escoadas de lava bastante recentes, não se observou ainda real actividade vulcânica, mesmo que sob a forma de fumarolas, por exemplo. Este facto não quer dizer que ela não exista, já que a resolução necessária para a detectar, quer visualmente quer por outro instrumento, é maior do que a disponível. Por outro lado, se ela existir implica uma libertação de calor que pode, localmente, criar condições favoráveis à existência de vida…
Mas se não ocorrer presentemente nenhuma forma de actividade vulcânica em Marte, então será de admitir que algures no planeta vermelho existem micro-organismos capazes de produzirem o composto agora detectado – tal como, aliás, existem na Terra…

%d bloggers like this: