Fórum Fantástico: últimos dias

Fórum Fantástico 2008

Fórum Fantástico 2008

 

Estão a decorrer os últimos dias do Fórum Fantástico organizado pela Épica na EBAL.

O programa para os próximos dias, retirado do site oficial, é o seguinte:

Sexta-feira, 3 de Outubro

14:30 – “Monster Workshop”, ateliê de arte fantástica com António Valjean e Bruno Krippahl.

17:30 – Intervalo.

18:00 – Exibição de curtas-metragens fantásticas portuguesas, com a presença dos realizadores (”Demoreel Droid-id”; L’Egoland”, de Eurico Coelho; “Aqua”, de Leonardo António; “A Curva”, de David Rebordão; “Carrinho de mão”, de Fernando Jesus).

19:30 – Debate sobre Cinema Fantástico Português, moderado por António de Macedo (com os convidados Eurico Coelho, Leonardo António, David Rebordão, Paulo Prazeres e Fernando Jesus).

Sábado, 4 de Outubro

10:30 – Debate “Literatura fantástica infanto-juvenil”, moderado por Safaa Dib (com os convidados Frederico Duarte, Isabel Ricardo e André Amaral).

12:30 – Intervalo.

14:30 – “4 salas, 4 filmes”, apresentado pelo autor José Lopes.

15:00 – “De trute ise aute der”, apresentação pelo autor Phermad.

15:30 – “Murmúrios das Profundezas”, apresentação com os autores.

16:00 – Intervalo.

16:30 – “Cowboys no Espaço: Convergências entre Ficção Científica e Western em Firefly e Serenity”, apresentação por Sérgio Dias-Branco.

17:00 – “Lisboa Triunfante” de David Soares, apresentado por António de Macedo, com a presença do autor.

17:30 – “Carbono Alterado” de Richard K. Morgan, apresentado pelo autor.

18:00 – Intervalo.

18:30 – Exibição da curta-metragem “Jantar em Lisboa” e apresentação do livro “O Vírus da Vida”, de André Carrilho e JP Simões, com a presença dos autores.

19:30 – Homenagem ao escritor e cineasta António de Macedo, apresentada por José Matos-Cruz e João Seixas. Exibição do documentário de António de Macedo com Almada Negreiros.

Domingo, 5 de Outubro

14:30 – Balanço do ano editorial (Rogério Ribeiro, Luís Rodrigues e João Barreiros).

15:30 – “Chichen Itza – A Fonte da Juventude” de Renato Fontinha, apresentado por Paulo Alexandre Moreira, com a presença do autor.

16:00 – Apresentação de Richard K. Morgan.

16:30 – Intervalo.

17:00 – Homenagem a Nelson Dias, com a presença de Maria João Gamito, Maria João Franco e Guilherme Valente.

18:00 – Exibição do documentário “Comics’Trip”, com a presença do realizador Paulo Prazeres e do desenhador João Lemos.

18:30 – Encerramento do FF2008.

E retiramos do site oficial da Épica a seguinte apresentação do dito Fórum:

Este ano localizado na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, em plena zona histórica do Chiado, o Fórum Fantástico continua a ser um ponto de encontro para os vários meios relacionados com o fantástico.

Literatura, cinema, artes gráficas, de tudo poderá ser encontrado nesta quarta edição consecutiva do FF.

Podem já observar a ilustração que servirá de cartaz ao FF2008, da autoria do designer Pedro Marques. Um Padrão dos Descobrimentos, em ruínas, numa paisagem inóspita. Será em Lisboa, será num outro planeta? Fica à vossa imaginação…

Como cabeça de cartaz, teremos este ano o escritor britânico Richard K. Morgan.Recentemente galardoado com o Prémio Arthur C. Clarke pelo seu sexto romance, o autor virá a Portugal lançar Carbono Alterado, o seu romance de estreia, um cruzamento entre o género policial e a ficção científica, que lhe mereceu em 2003 o Prémio Philip K. Dick.

Elogiado pela crítica e pelos leitores anglo-saxónicos, os direitos para cinema deCarbono Alterado foram já adquiridos por Joel Silver, produtor de filmes como V de VingançaPredador e Matrix.

A vinda de Richard K. Morgan é patrocinada pela editora Saída de Emergência.

Também no panorama nacional teremos lançamentos em exclusivo, homenagens e apresentações de autores e académicos. E o FF2008 dará uma atenção especial ao audiovisual, com a exibição de várias curtas-metragens portuguesas, com a presença dos seus realizadores.

Mas isso são novidades que iremos divulgando aos poucos nas próximas semanas. Para se manterem actualizados, consultem a nossa página nas próximas semanas.

%d bloggers like this: