Forum Fantástico – 10 a 13 de Novembro de 2005

forumfantastico.jpgRetirado directamente do site do Forum Fantástico:

O que é o Fórum Fantástico 2005? Como surgiu?

O Fórum Fantástico 2005 é um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos e outras iniciativas paralelas, que englobam as várias vertentes do género Fantástico.

As sessões decorrerão de 10 a 13 de Novembro de 2005, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, e são, salvo aviso pontual em contrário, de entrada livre.

O objectivo principal do Fórum Fantástico 2005 é dar a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, assim como incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal.

E considerando que não se pode almejar criar ou apreciar novos universos sem conhecer bem o funcionamento do nosso Universo, a Ciência e a sua relação nomeadamente com a Ficção Científica serão também temas obrigatórios no evento.

O Fórum Fantástico 2005 é organizado por Rogério Ribeiro, Safaa Dib e Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, sendo apoiado por várias instituições, editoras e empresas, nacionais e internacionais.

Este evento surgiu em consequência da realização, no ano passado, do 1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Call for Abstracts

O Fórum Fantástico é um evento dedicado à dimensão fantástica no real e no imaginário. Através de palestras, debates, exposições e outros acontecimentos, serão abordadas várias temáticas e formatos: desde a fantasia à ficção científica, passando pela Ciência; e desde a literatura ao audiovisual.

Tendo sido planeado como um cruzamento entre as vertentes académica e lúdica do género, o Fórum Fantástico atrairá um público alargado. Por isso, a organização dará especial atenção às propostas de comunicações que privilegiem uma componente de divulgação literária/científica.

O prazo de recepção de submissões termina a 10 de Outubro de 2005.

Apesar de considerar todas as propostas que sejam enviadas, desde que relacionadas com o Fantástico, a organização mostra-se especialmente interessada, este ano, pelos seguintes tópicos:

i) Medievalismo na Fantasia – Parte da Fantasia de maior sucesso, nomeadamente a Fantasia Épica, tem adoptado como inspiração o medievalismo. As crenças, personagens, acontecimentos, tecnologias, modelos sociais; tudo o que se relacione com essa época da História Humana tem sido aproveitado… mesmo os arquétipos erróneos que povoam o conhecimento colectivo.

ii) Utopias e Distopias Tecnológicas – A influência mútua entre Sociedade e Tecnologia é muitas vezes ignorada no estudo tanto da História como da Ciência. No entanto, essa é uma das pedras basilares da ficção especulativa.

iii) O Horror como género – Apesar de menosprezado, várias são as obras e iniciativas que têm contribuído para o seu desenvolvimento como género profundamente rico e consistente.

iv) Júlio Verne – Marcando o centenário da morte do escritor francês Júlio Verne, consideramos o seu papel pioneiro de forma que, ainda hoje, a sua escrita funciona como porta de entrada para a ficção especulativa.

Regras de submissão:

Serão consideradas propostas para comunicações em todas as áreas do Fantástico. Deverá ser enviado um resumo da comunicação, com um máximo de 400 palavras (mais bibliografia; facultativa), gravado preferencialmente em formato rtf, para o email forumfantastico(at)gmail.com. As comunicações deverão ser preparadas para 20 minutos. Não serão consideradas as submissões recebidas depois de 10 de Outubro de 2005. No corpo do email deverão constar o título da comunicação, o nome do autor que fará a apresentação e o equipamento audiovisual de apoio de que necessitará. Deverá também ser indicado, caso o autor considere que se aplique, um dos tópicos especiais. As línguas oficiais do evento são o Português e o Inglês.

A avaliação das submissões pela organização será complementada por uma comissão académica, da qual fazem parte:

Mário Avelar (Universidade Aberta)

Maria do Rosário Monteiro (FCSH-UNL)

Ricardo Prata (Universidade Aberta)

Jorge Rosa (FCSH-UNL)

Angélica Varandas (FL-UL)

João Ventura (IST)

http://www.forumfantastico.web.pt

http://www.epicapt.com

Início

%d bloggers like this: