125 + 100 + 30

No próximo dia 28 de Novembro vai decorrer n(o auditório d)a Biblioteca Nacional de Portugal o encontro «Drácula 125», que tem como objectivo assinalar uma tripla efeméride que se comemora em 2022: os 125 anos da publicação do livro «Dracula» escrito por Bram Stoker, os 100 da estreia do filme «Nosferatu – Eine Symphonie des Grauens» realizado por Friedrich Wilhelm Murnau e os 30 da estreia do filme «Bram Stoker’s Dracula» realizado por Francis Ford Coppola.

A iniciativa tem organização conjunta do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS/NOVA FCSH) e o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES). Com início às 17 horas com uma apresentação por Adelaide Meira Serras (CEAUL) e Carlos Ceia (CETAPS), o encontro incluirá quatro comunicações: «O “Fragmento” (1816) de Lord Byron (sobre vampiros) que Polidori vampirizou» por Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH); «Misticismo e o vampiro – A experiência mística como obtenção de consciência sexual e sociocultural em textos irlandeses e britânicos oitocentistas» por Jéssica Bispo (CETAPS, NOVA FCSH); «”There is much to be learned from beasts” – Três ideias sobre o mal» por Ana Daniela Coelho e José Duarte (CEAUL, ULisboa); «Ecos de um vampiro – A importância de Drácula na actualidade» por Cátia Marques (CEAUL, ULisboa). A encerrar haverá um debate.

Recorde-se que o centenário da estreia do filme de F. W. Murnau já foi celebrado neste ano em Portugal, mais concretamente a 16 de Junho, através de uma sessão especial realizada no cinema São Jorge, em Lisboa, na qual um dos participantes foi David Soares.

%d bloggers like this: